Entrevista a Paulo Simões @Central Press

Serpins quer criar habitação e mais acessibilidades até 2025

01.03.2024

A freguesia de Serpins, no concelho da Lousã, celebra 510 anos este domingo, 3 de março, com hastear da bandeira, homenagem aos antigos presidentes de junta e uma caminhada solidária. 

 

Em entrevista à Central Press, o presidente da Junta de Freguesia de Serpins, Paulo Simões, disse que existem muitas pessoas a querer viver em Serpins, “mas não há casas para arrendar, nem comprar”. 

 

A afluente procura deve-se à criação da ligação de MetroBus Coimbra-Serpins. Para colmatar a falta de casas, a freguesia “tem feito um trabalho junto de empreiteiros e empresas para os motivar a que possam [construir mais habitações]”. Neste âmbito, a junta de freguesia tem uma candidatura ao Primeiro Direito em curso.

 

Para Paulo Simões, “a questão do metro vai ser fundamental para que Serpins se continue a desenvolver. É a freguesia que mais se vai desenvolver”.

 

Para isso, existem vários projetos que estão a ser executados e que Paulo Simões gostaria que estivessem concluídos até 2025, ano em que termina o seu primeiro mandato.

 

Entre eles destaque para a criação de sala coworking e de leitura, numa carruagem da Comboios de Portugal; a aquisição de uma viatura de transporte para crianças; requalificar o antigo quartel dos bombeiros; apoiar a escola de Casal Santo António e o Jardim de Infância de Serpins. O alcatroamento de ruas é também um dos projetos, uma delas é a estrada que vai desde o pavilhão Gimnodesportivo até o Forcado.

 

Relativamente aos eventos programados para este ano, de 4 a 12 de maio decorre a semana do Pastel de Alvites e da Broa de Serpins.

 

Para 16 de junho está marcado o Campeonato Nacional de Trial. Segue-se a Festa do Associativismo e das Tasquinhas no fim de semana de 28 a 30 de junho. A Feira de Artesanato está marcada para 28 de julho, ao ar livre. 

 

No fim de semana, 23 e 24 de novembro, realizar-se-ão atividades no palco Serpins para o mundo, na praia fluvial da Senhora da Graça. A iniciativa do Porta Bagagens também se mantém.

 

“Este ano vamos ter mais festas em Serpins, vai haver mais um local que não existia e as festas também estão a ser reativadas. Por isso, Serpins é sempre uma janela aberta para o mundo, sempre com muito movimento”, afirmou Paulo Simões.