A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) vai ter uma nova sede, informou Emílio Torrão na conferência de apresentação do programa das celebrações dos 10 anos da CIM-RC. O presidente da entidade avançou que a Quinta da Machada é a localização escolhida, tratando-se de uma propriedade da CIM.
“Estamos a preparar a nova sede da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. Iniciamos o processo com conversações com o departamento de urbanismo da Câmara Municipal de Coimbra. Este espaço é espaço arrendado e que já não satisfaz as necessidades de uma CIM, que cada vez tem mais competências, colaboradores e atividades para desenvolver e que cada vez mais carece de um espaço condigno para o desenvolvimento das nossa atividade do dia a dia”, afirmou.
Existe também o desejo de afirmação da Região de Coimbra como área metropolitana, consolidada com a aposta que se tem vindo a fazer no setor dos transportes.
Sobre o programa de comemoração dos 10 anos, estão pensadas 50 iniciativas, tendo como mote “10 anos a semear o futuro, unidos numa só força”, que vão decorrer em 2024 e 2025. Destaque para as 19 conferências temáticas, uma por mês, a percorrer os 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. Entre os temas do evento estão a cultura, espaço, floresta, democracia, Europa, mar, turismo, agricultura, mobilidade, juventude, território, gastronomia, social, smart cities, ambiente, saúde, energia, educação, empreendedorismo.
De acordo com o presidente da CIM-RC são iniciativas que “visam explorar o que está a ser feito no território, mostrar a comunidade e receber inputs do território.”.
Estão ainda pensadas iniciativas internacionais, para promoção da Região de Coimbra a nível internacional e apresentação de projetos criando/consolidando parcerias nacionais e/ou internacionais e evento institucional, que será de balanço e prospetiva “10 anos a semear o futuro”, destacando momentos marcantes da última década da CIM-RC.
Emílio Torrão fez ainda um balanço positivos dos últimos 10 anos, sublinhando que “como os projetos são amplamente participados e discutidos, o sucesso é quase natural. O balanço é exemplar.”
Na intervenção na conferência de imprensa, o presidente da Comunidade Intermunicipal destacou algumas atividades implementadas no território que foram um sucesso, com o SIT Flexi, que será apresentado numa província alemã e em Valença.
Foi referido o reforço feito no turismo, com 11 mil camas, o sucesso de Coimbra como Capital Europeia da Gastronomia e a aposta feita no ambiente.