Apresentação da Semana da Chanfana @Marta Sousa

Confraria espera mais de 10 mil visitantes na Semana da Chanfana de Vila Nova de Poiares

05.01.2024

A 17ª edição da Semana da Chanfana espera 10 mil visitantes, de acordo com a Mordomo-Mor da Confraria da Chanfana de Vila Nova de Poiares. O evento vai decorrer, de 12 a 22 de janeiro, em 10 restaurantes do concelho de Vila Nova de Poiares.

 

Em declarações à Central Press, Madalena Carrito avança que os cinco ingredientes que fazem deste prato um ícone da gastronomia portuguesa são “um bom vinho, uma boa carne, um caçoilo de barro preto, um forno de lenha e as mãos de quem sabe cozinhar a chanfana”.

 

Na edição de 2024, a Confraria da Chanfana estabeleceu parceria com os Bombeiros Voluntários e a Associação Empresarial de Vila Nova de Poiares, Associação Duas Mãos e Quatro Patas e o Grupo de Motard. Trata-se de um evento que conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares e do Turismo Centro de Portugal.

 

“O investimento no evento foi reforçado este ano”, disse o presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares, com o objetivo de cativar mais visitantes ao concelho. João Miguel Henriques espera que esta semana “seja um período de promoção para o território, que possa contribuir para aquilo que é a atividade económica do concelho, especialmente neste período, mas que tenha uma repercussão durante todo o ano”.

 

Entre as várias iniciativas, destaque para os dois fins de semana em que o quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares estará aberto à população e a Associação Duas Mãos e Quatro Patas vai fazer uma caminhada com os animais. Nos dias 13, 14, 20 e 21, a Capela de Santo António estará aberta entre as 14h00 e as 17h00.

 

Da programação consta, ainda, a apresentação do livro “Cães e lobos comem-se todos – Diário satírico da desumanidade”, de Casmiro Simões, na sede da Confraria da Chanfana.

Presente na apresentação do evento esteve também o presidente do Turismo Centro de Portugal. Raul Almeida diz que “são iniciativas como a Semana da Chanfana que contribuem para a promoção do território”.

 

O juiz da Confraria da Chanfana de Vila Nova de Poiares, Jaime Marta Soares, sublinha que este prato “contribuiu para o desenvolvimento económico, cultural e social de Vila Nova de Poiares”, acrescentando que o importante é “defender a gastronomia da região, dentro e fora de fronteiras”.

 

O preço do prato varia consoante o restaurante aderente: O Confrade, A Grelha, a Casa dos Frangos As Medas, Dona Elvira, a Tina, Brasa Kente, Dom Dinis, O Paddock, O Retiro e Portas da Vila.