Companhia Leirena Teatro @Carlos Gomes

Companhia Leirena leva projeto de teatro à Arábia Saudita

06.02.2024

A Companhia Leirena vai levar a Riade, capital da Arábia Saudita, um projeto de teatro e comunidade Colmeia, a desenvolver de 29 de setembro a 4 de outubro, disse à Central Press o diretor artístico da companhia. Frédéric da Cruz Pires explicou que o convite foi feito por uma amiga que está a trabalhar na Arábia Saudita.

 

“Foi através de uma amiga, a Célia, que faz parte de uma comunidade portuguesa, [na Arábia Saudita], que têm vindo a desenvolver iniciativas artísticas”.

 

A proposta lançada foi o Colmeia e tem como objetivo ficar lá uma semana. Nesse período, irão trabalhar com três grupos comunitários, sendo a “cereja no topo do bolo a apresentação para toda a Comunidade”.

 

Para o responsável, este projeto vai permitir perceber como funciona a cultura performativa na Arábia Saudita e ouvir a comunidade portuguesa. “Não vou como encenador, eu vou como um mediador, vamos criar trabalhos em conjunto”, afirmou Frédéric da Cruz Pires.

 

A companhia Leirena, sediada em Leira, conta com sete atores a tempo inteiro. Para este ano desenharam um programação que conta com 12 projetos principais, envolvendo não só diversos municípios do distrito de Leiria, como também Montemor-o-Novo, Caminha, Amarante, Évora, Cacém, Covilhã, Loulé, Ovar e Ourém.

 

Frédéric da Cruz Pires avançou, ainda, que estão previstos dois festivais. O festival de ‘Novos Ventos’ que se trata de um festival de teatro comunitário e “que acontece nas zonas rurais e periféricas do concelho de Leiria, que vai colocar 250 pessoas da comunidade a fazer teatro”. Trata-se de um festival acessível, com língua gestual portuguesa e audiodescrição.

 

Para este ano está ainda agendado o festival de Teatro de Rua de Porto de Mós, com os grupos amadores, onde é feito um trabalho de capacitação.

 

Destaque ainda para o espetáculo ‘Ondas da Liberdade’, um projeto que vai ser apresentado em Loulé e que conta com o Regimento de Artilharia Número 4 – comemorações do 25 de Abril.