Manifestação Agricultores Coimbra @Miguel Almeida

Agricultores terminam protestos e vão receber a ministra da agricultura na próxima semana

02.02.2024

Os agricultores do Baixo Mondego terminam os protestos em Coimbra e decidiram que vão receber a ministra da agricultura em reunião na próxima semana, disse João Monteiro Grilo, aos jornalistas. A reunião demorou quase duas horas.


A reunião com o Ministério da Agricultura foi anunciada hoje. Começou às 14h, por videoconferência e terminou perto das 17h.

Os agricultores do Baixo Mondego estão a manifestar-se desde quinta-feira. Sairam de Montemor-o-Velho, às 10h30, numa marcha lenta, que contou com 200 tratores, em direção à Avenida Fernão de Magalhães, em Coimbra, onde pernoitaram.


Ao longo do dia mais tratores e máquinas agrícolas juntaram-se ao protesto, tendo mesmo bloqueado a circulação na Avenida Fernão de Magalhães, desde a rotunda da rodoviária até à rotunda da Cindazunda.


O protesto aconteceu exatamente, um dia depois, do Governo ter anunciado um pacote de 500 milhões de euros para os agricultores. À Central Press, João Oliveira, um jovem agricultor, disse “que não acredita que esse dinheiro chegue aos agricultores”.


Entre as várias reivindicações está a reposição dos cortes efetuados nos apoios nas medidas ambientais do PEPAC; a redução da carga fiscal no gasóleo agrícola; plano de remuneração justo da cadeia alimentar e o fim da tributação ao valor recebido das ajudas à perda de rendimentos.